Trutabrazuca nasceu com o objetivo de explorar o mundo da pesca de trutas em serras brasileiras. São cursos exclusivamente voltados à pesca com mosca (flyfishing) e focados nas possibilidades e potenciais que as serras brasileiras (especialmente as do sul, RS e SC) apresentam em termos de pesca de trutas.
Os cursos oferecidos funcionam de maneira complementar. É critério do cliente escolher qual fará e quando. A proposta mais básica consiste no curso de pesca com mosca, onde o participante deverá aprender todos os passos desde a escolha e montagem de um equipamento de pesca com mosca até aprender e sistematizar seus arremessos. Também oferecemos um curso de entomologia para que o pescador entenda sobre os hábitos alimentares das trutas de serra, com a possibilidade de complementação com o curso de confecção de moscas, onde o pescador aprenderá a atar suas próprias iscas. Por fim, oferecemos um curso prático de pesca, a oportunidade perfeita para que o pescador teste e incremente suas habilidades e técnicas de pesca no próprio rio com o acompanhamento de um instrutor.
1. CURSO BÁSICO DE PESCA COM MOSCA
O Curso é voltado para os iniciantes na modalidade de pesca com mosca. Busca formar um conhecimento geral sobre tudo o que envolve a atividade: sobre os materiais utilizados, sobre a mecânica do arremesso e orientações práticas para pesca com mosca.
Conteúdo trabalhado: Equipamento: Descrição sobre os tipos de varas, carretilhas, linhas e leaders, diferenças e utilização. Montagem do Material: Ensina a forma correta de montar o material de fly, nós mais útilizados para cada situação, orientações de conservação dos equipamentos. Arremessos: Esta parte busca fixar conceitos básicos da mecânica de arremesso como posição para fazer cast, posição dos braços, e a realização com as duas mãos dos tipos de arremessos mais utilizados para pesca. Dicas de pesca: O curso finaliza com aplicação dos conceitos num rio imaginário, enfrentando algumas situações que estarão futuramente presentes na vida do pescador.
Carga horária é de 9 horas, distribuída em 6 aulas de 1:30 hs. Uma vez realizada a matrícula no curso, é criado o cronograma conforme agenda do aluno. O local é o Parque da Encol, em aulas no final do dia das 19:00 as 20:30Hhs.
(Este curso também pode ser oferecido em Florianópolis/ SC)
2. CURSO DE ENTOMOLOGIA VOLTADO À PESCA DE TRUTAS EM AMBIENTE SERRANO
O Curso é voltado para aqueles que buscam entender mais sobre entomologia, que em última análise é a base da alimentação das trutas.
Conteúdo trabalhado: Introdução a Entomologia: O que significa a entomologia voltada para pesca com mosca. Insetos principais a serem estudados: Durante o curso vamos estudar as principais famílias de insetos de interesse para a pesca com mosca, Mayfly (Efemeroptera), Caddis (Tricoptera), Stone (Plecoptera), Midges (Díptera), Damsels e Dragons (Odonata), suas diferenças, ciclo de vida, hábitos, ocorrência, quais moscas imitam estes insetos. Material de apoio: DVDs específicos, apostila com fotos, material da internet, insetos coletados, etc. A proposta é que o pescador aprenda a identificar a ocorrência destes insetos na natureza e que entenda seu ciclo para quando a truta estiver se alimentando de forma seletiva.
Carga horária é de 6 horas, distribuída em 3 aulas de 2:00 hs. Uma vez realizada a matrícula no curso, é criado o cronograma conforme agenda do aluno. O local é na rua Carlos Silveira Martins Pacheco, 55, BLOCO D, ap 603.
(Este curso também pode ser oferecido em Florianópolis/ SC)
3. CURSO BÁSICO DE ATADO
O Curso é voltado para quem deseja aprender a confeccionar suas próprias iscas, ou são iniciantes na arte do atado.
Conteúdo trabalhado:
Ferramentas: Apresentação das ferramentas que serão usadas para atar moscas, suas funções, diferenças, utilizadas. Moscas: Durante o curso várias técnicas serão repassadas e fixadas através do atado de várias moscas. Cada isca atada, contém passos importantes que poderão ser replicados para uma infinidade de outras moscas. Serão atadas, moscas que usualmente utilizamos para pesca de trutas em nossos rios: Bicho Preto, Woolie Bugger, CDC Puppa de Caddis, Emergente, Pheasent Tail, Cooper John, Adams Parachute, Elk Hair Caddis, Stimulator.
Carga horária é de 8 horas, distribuída em 4 aulas de 2:00 hs. Uma vez realizada a matrícula no curso, é criado o cronograma conforme agenda do aluno. O local é na rua Carlos Silveira Martins Pacheco, 55, BLOCO D, ap 603.
(Este curso também pode ser oferecido em Florianópolis/ SC)
4. CURSO PRÁTICO DE PESCA
O Curso é voltado para pesca de truta de serra, especificamente para as trutas presentes nos rios Brasileiros. Os nossos rios tem um nível de dificuldade imposta por suas condições, que difere do resto do mundo. São rios pequenos, rápidos, rasos e com vegetação ao redor, o que difere de rios semelhantes do norte da Argentina. Mesmo existindo na Europa, como na Espanha na região dos Pirineus algo bem parecido temos a diferença da transparência da água que já muda tudo.
Logo, uma pesca de truta de montanha Brasileira é única.
Conteúdo trabalhado:
Adequação do material: Rápida organização do material, como tamanho e comprimento da vara, linha de flutuação x leader de afundamento, leaders e tipets mais adequados, nós.
Leitura do Rio: Análise dos melhores pontos onde potencialmente estão as trutas, diferenciação dos Rises para detectar onde e o que os peixes estão comendo. A idéia é ajudar o pescador a eleger um bom ponto para se dedicar.
Estratégia de pesca: Estudo de como o pescador vai explorar o ponto que elegeu para pescar. Ajuda o pescador a aproveitar melhor o ponto de pesca.
Aproximação: Consiste em treinar como se aproximar do ponto sem espantar os peixes, principalmente os maiores peixes que geralmente são os primeiros a deixar o ponto sentindo uma ameaça.
Eleição da isca: Conforme a profundidade, velocidade, comportamento do peixe, algumas iscas são mais indicadas mais que outras, assim como seu peso, diâmetro, cor.
Apresentação: A apresentação da mosca. Correções: As correntes influenciam demasiadamente a linha de fly e por consequência o comportamento da isca. Quando muito tensa e sendo arrastada pela correnteza pode gerar o "drag" que muitas vezes emitem um sinal de "algo está errado" e faz com que a truta não tome a isca. Quando muito solta a linha cria uma falta de tensão que impede que o pescador detecte o pique, razão de um número muito grande de insucessos sem que a pessoa saiba. As correções passam desde as correções da linha durante o arremesso para que a linha caia já corrigida, como nas correções durante o recolhimento da isca ou na deriva.
Cravada: Muitos pescadores cravam com a mão, outros com a vara, alguns com ambas. Serão passada algumas orientações e dicas Controle do peixe: Depois de cravada a truta, dicas e truques para evitar de perder o peixe.
Devolução: Estudo das regras para uma devolução segura de um peixe.
Proposta de cronograma: Chegando quinta a noite, curso sexta, sábado e domingo até o meio dia. Aulas no rio e com material audiovisual. A data deverá ser agendada com antecedência mínima de duas semanas.
O rio escolhido é o rio Caveiras (Painel - SC), rio com uma quantidade muito grande de trutas, inúmeros pontos de pesca, sendo que a cabana fica distante 50 metros do rio.
5. CURSO DE FORMAÇÃO EM PESCA COM MOSCA CON ÊNFASE EM PESCA DE TRUTA